Monday, November 13, 2006

Os Caravalhos

O Salário Mínimio subiu. Pelo que sei, não subiu pouco. Pelo que ouvi, subiu acima da inflacção.
Carvalho da Silva protestou.
Cabe perceber o que se passa.
O Salário mínimo é, essencialmente, um preço. Quando o Estado intervém a regular, seja o que for, tem má fama. Eu não acho, mas tem. Neste caso, convém entender o seguinte: o mercado é o espaço onde se formam os preços, como tal, haverá um preço de equilíbrio, naturalmente, o melhor preço para se proporcionarem as transacções. Como referi, o salário é um preço. O Estado fixou-o. Pergunto eu, acima ou abaixo do preço de equilíbrio?
Acima.
Isto gera, entre outras coisas, um desincentivo à contratação. Repare-se, se se deixasse que o mercado funcionasse, livremente, o salário era um salário de equilíbrio. Haveria mais emprego não era?
Não.
Haveria um aproveitamento escravizante de qualquer ser-humano sujeito às regras de um patrão com a unica logica do lucro. Não o censuro, está no mundo para enriquecer. Mas também é para isto que serve o Estado, para proteger quem precisa.
Assim fez e subiu o salário. Subiu-o acima da inflacção.
Vamos lá ver: o preço da prestação de serviços mínimo é maior, protege-se o trabalhador, dá-se-lhe mais com que comprar melhõezinhos. Ataca-se a logíca de mercado, contra tudo e todos.
Mas porque é que Carvalho da Silva veio protestar? Porque queria mais? Ok, compreendo.
Apenas acho que, de vez em quando, podia perceber que já o facto de haver salário mínimo, e ele aumentar frequentemente, é já bastante satisfatório.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O salário mínimo é uma das âncoras de um governo social. Isto é, é uma das suas bases existenciais mas também é uma das armas apontadas à sua cabeça. E é esse, nem mais, o problema: manter a preocupação social ou avançar para um outro modelo de Estado? A meu ver tem de se procurar o equilíbrio. Por outras palavras: salvaguardar uma conquista social garantindo que a mesma não coloca em risco o emprego. E isso é possível de conseguir através de propostas realistas de actualizações graduais do salário mínimo tal qual proposto pelo Governo.

Ficam também as felicitações a José Sócrates. O timing para anunciar a medida foi o certo - travar a fuga do eleitorado à esquerda num congresso em que se procurou reafirmar que o PS não quer ser de Direita.

2:32 AM  
Blogger epb said...

Desculpem, não seu de que aumento estão a falar, mas este ano não subiu nada, aliás as negiciações estão agora a começar no conselho de consertação social. e pelo que sócrates diz: "Vão ser aumentos progressivos". Vamos lá ver se não vai ser outra vez uma montanha a parir um rato!

1:47 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eu disse "actualizações graduais do salário mínimo". Não disse que já subiu. Vai subir, gradualmente, para os 500€ até 2010.

1:54 PM  
Blogger Лев Давидович said...

Sim, 500€ até 2010. Mas se ainda não subiu, pouco faltará. Tenho sérias esperanças que o Governo faça valer o epíteto Socialista.

1:58 PM  

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental