Thursday, November 09, 2006

Analisando os Prós e Contras

A Rússia proibiu o filme do "Borat", com o argumento de ser "humilhante para certos povos".
Bem, a priori pensei que teriam razão. Coloquei-me na pele naqueles povos de leste e pensei como seria mau sermos gozados por um inglês com a mania que tem graça (atenção, eu acho-lhe graça, só estou a colocar-me na pele deles), que, ainda por cima, só diz mentiras.
Eu, como tuga, não gostava nada que troçassem de mim, dos meus costumes, dos meus hábitos e do meu sotaque a falar inglês.
Até que me lembrei que já "sou" gozado. Basta lembrar-me do "Gato Fedorento", do Herman, da "Conversa da Treta", de qualquer sketch do "Levanta-te e ri" ou qualquer coisa dos "Malucos do Riso".
Mais ainda: todos os dias há brasileiros que, nas series, imitam o sotaque Português, colocam um bigode às senhoras e repetem insistentemente a palavra Bacalhau.
Ou seja, proibir um filme, seja ele qual for, sobre o que quer quer seja não tem fundamento nenhum. Quanto mais não seja pelo valor absoluto da liberdade em assistir a tudo e saber de tudo, mesmo de quem faz pouco de nós.
Fazendo fé que a Rússia também sabe isto, ou seja,é natural brincar com as culturas e relativizar todos os aspectos delas, resta concluir uma coisa: A Mother Land não se conseguiu desprender dos seus ideais aglutinadores, nem da ideia de URSS, que ainda parece querer manter a vigorar, só que de uma outra forma.

1 Comments:

Blogger Flecha Ruiz said...

A questão é que é socialmente e individualmente aceite que se goze com os "santos da casa" mas não se admite que venham outros apontar defeitos.

Por exemplo, todas as familias têm as suas personagens dignas de paródia ou os seus podres...isso é comentado e denegrido dentro da familia, mas se vem alguém de fora gozar e apontar o dedo não gostamos e não admitimos.

Gozamos com o nosso sistema burocrático mas se algum estrangeiro aparece cá e faz o mesmo nós pensamos e comentamos uns para os outros "Então volta para o teus país que ninguém te convidou a vir cá".

Compreendo que Borat por vezes pode tocar em pontos demasiado sensíveis para muitos, mas facto é que Sacha Cohen tem um feitio de comicidade bastante incisivo e de alto grau, isto é, faz rir qualquer um. A Russia sente-se prejudicada porque estão a gozar com a "familia"...e o que se passa dentro da familia é "family business", ninguém tem que se ir meter.

Os "Malucos do Riso", "Gato Fedorento", "Conversa da Treta" etc e tal é produto interno e, por conseguinte, a paródia deles vai para a sua própria existência, estão-se a ridicularizar a eles próprios já que fazem parte do Portugal Real.
Agora, vir um brasileiro parodiar a nossa existência já é ofensivo porque ele não está incluído na esfera do destinatário.

4:56 AM  

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental