Thursday, December 02, 2004

Vade Retro

Aprecio, definitavamente, um bom génio intelectual e uma cabeça pensante.Porém, é impreterivel dizer algo a todos (os poucos) que ainda me acompanham: Não queiram, nem caiam na tendencia de ser anti-qualquer coisa. Façam-me esse favor.
"Que raio diz este pacóvio", dirá o leitor, com toda a razão. Eu explico: A minha pesquisa pelos imensos blogs da net, levou-me ao encontro de um, detentor de um conteúdo algo peculiar: Á medida que são feitas as crónicas e as críticas a determinado acontecimento, não podemos de deixar de reparar num vertente esquerdista, de louvar, mas também numa repulsa notória pela doutrina comunista.
Não sou ninguém para isto, mas queria esclarecer algumas mentes, sem querer, de forma alguma, influenciá-las:
O comunismo nunca exitiu.
O comunismo poderá existir
O comunismo não é estaline
Vamos por partes.
Pelo facto de ser dizer que a experiencia vivida na URSS era comunista, permitam a um modesto leitor d' "O Capital" que refute isso. O que se assitiu foi a um socialismo bárbaro, sem exemplo e cruel para milhares de almas. Socialismo, não comunismo.
Posto isto, se não existiu, não há hipotese de criticar o seu fracasso. Repare-se, eu não crítico o método de viagem no tempo, por uma simples razão: isso não existe.
Quanto à possibilidade de existir, confesso que estou pouco optimista. Mas eu também sou do Sporting, vivo sem estar optimista, mas de vez em quando, lá vem uma vitória para alegrar a malta.
Terceiro ponto: Quando nos vêm dizer que Estaline era um maléfico ditador comunista, eu digo assim: Fiquem-se pela parte do ditador. Não podemos confundir as coisas.
Explicados que estão os 3 pontos, reservo-me então no direito, afinal o blog é meu, acrescento mais qualquer coisa:
"De cada um, segundo as suas capacidades. para cada um, segundo as suas necessidades". Quem não concorda?
"A religião é o opio do povo". Haverá pessoa mais insensata do que aquela que encontra na religião a resposta para o que não é explicável? Haverá pior cego do que aquele que não quer ver?
São só algumas dúvidas.
Se algum nazi fanático ler isto. bem posso dizer adeus, mas o que é a vida senão uma luta eterna, o que é a História Humana senão uma luta de classes?



3 Comments:

Blogger Inês said...

o comunismo e uma das coisas mais lindas e nobres k alguem ja pensou. porem, a forma como tem sido aplicado *em 'meras' tentativas, sem ter algma vez alcançado o seu ideal, portanto cmo dizes, o comunismo nunca existiu* e que nao gera consenso nesta minha cabecinha. realmente, estaline teve uma visao e consequente acçao algo k barbara. a visao/metodo de aplicar e, como ja disse, pouco consensual e e ixo k me preocupa, quase concordando (e isto ek e 'assustador' tendo em conta os principios democraticos com k fui educada) k, na sociedade actual, so pela revoluçao do proletariado e que podia ser iniciado. mas eis que me lembro de lenine e aproximo a minha opiniao a dele: o comunismo deveria ser aplicado atraves de uma 'revoluçao' economica e entao o estado tornar.se.ia de todo o povo. de seguida contrapoem.se estaline e mao que defendiam que, alcançada a tal revoluçao o estado deveria ser mantido como «ditadura do proletariado»foi debatido se o estado deveria ser mantido como uma «ditadura do proletariado». existiram sempre contrasensos porque, felizmente, todos teem a sua forma de pensar, ou concordam mais com umas ideias do que com outras. e por isso que eu refuto um bocado (talvez nao tanto como parece) o comunismo como politica. agora, quanto ao comunismo como ideologia fui convertida a nascença, principalmente pela parte paterna, sempre respeitando o 'nao-influenciar/nao-obrigar-a-ser-da-jcp' (o meu pai tem a cara do che colada numa janela pintada de vermelho.....0_o) e ficou mto surpreendido quando me viu a pesquisar sobre comunismo pa 'responder' a isto ;)
tnks plos comentarios e continua assim* ** * * * * * *

11:47 AM  
Blogger Inês said...

ai k falha =/ a parte do 'foi debatido se o estado deveria ser mantido como uma «ditadura do proletariado»' e pa cortar lol
eu sei eu sei... a nha mente e confusa.. eu devia era ficar.me pla 'raggaza'....enfim ***

11:57 AM  
Blogger Лев Давидович said...

Ora bem, caríssima Pantufa, fico feliz, primeiro, por seres das poucas que ainda se dão ao trabalho de vir aqui ler as minha patacoadas, segundo, porque revelas grande espirito de resposta, e, melhor ainda, algo pertinente.
Vou então acrescentar (se é que é possível, visto estar tão completo) algo ao teu coment:
Como em tudo na vida, a forma de se verem as coisas chama-se perspectiva: Se por um lado, queria-se atingir um estado do mais avançado possível, factum est que não aconteceu.
O problema de mao e estaline foi o mesmo do Bernstein e tantos outros que quiseram rever a doutrina que marx lançou: não nos podemos esquecer que, acima de contestatário, Marx era filosofo e a obra dele, apesar se referir que se trata de socialismo cientifico, é propensa a interpretações. A filosofia, salvo alguma mais obvia, é dada a intrepretações, não pode ser exacta.
Como tal, só posso concluir uma coisa: só marx é que sabia o que era a doutrina, só ele sabia qual o caminho exacto para se chegar a ela.
A nós, agora a posteriori, cabe-nos analisar o passado e reflectir sobre ele: seremos nós anti-comunistas porque quem tentou aplicar os principios falhou, ou porque aquilo que lemos e sabemos da matéria não chega para acreditarmos?
Obrigado pelo(s) teu(s) post(s) e volta sempre, se tiveres paciencia.
Já agora, parabens pelo teu blog, bastante actual.

4:40 AM  

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental