Tuesday, August 15, 2006

A Teoria Geral Da Chantagem

A primeira lição na chantagem é a seguinte: Só há lugar à chantagem havendo multiplas partes. Nunca será possível haver chantagem ao próprio. Américo nunca ameça Américo para ir comer sopa senão Américo fica doente, vem o Papão e come-o.
A Segunda Lição é a seguinte: Só há lugar à chantagem quando uma parte detém uma posição de superioridade relativamente a outra parte. Estamos a falar de poder, bens de toda a espécie e feitio.
A Terceira lição é a seguinte: A chantagem é um exercício iligítimo de equilibrar posições e produzir cedências, atendendo a meios não permitidos.

Tendo em conta o que acabo de escrever, vejam-se algumas interrogações, atente-se a alguns problemas quotidianos:

- Américo ama Benedita. Benedita não ama Américo. Benedita tem um piriquito que gosta muito. Américo rouba-o, e diz que o devolve se ela lhe ter um beijo. Ela dá. Ele devolve. Houve chantagem. Interrogações: E se ela não desse, e ele lhe devolvesse o piriquito, haveria chantagem? Sim; Se ela lhe desse o beijo, mas ele não lhe desse o piriquito...haveria.
Este era fácil

-Américo ama Benedita. Benedita ama Américo. Américo convida-a para jantar, Benedita aceita, saiem, vão ao restaurante, escolhem, António paga e, já no final de noite, à porta de casa dela, segue-se um diálogo: "Bem Américo, foi uma bela noite, a pescada cozida estava mesmo á maneira. Preciso que me ajudes, amanhã, a reparar a minha televisão". Resposta: "Vou, mas só se jogares uma cartada de strip poquer. Mas tá descansada, se perder, também tiro a roupa". Benedita afirma: "Malandro! O meu pai vai dar-te noticias minhas".
Há chantagem? Vamos por partes: a primeira lição aplica-se: há multiplas partes. E quanto às outras? Vejamos a segunda lição: há alguma parte superior à outra? Não! O amor equipara-as, e se quisermos pensar que ela precisa da ajuda dele para reparar a tv, vejam isto: se o pai está disposto a dar uma carga de porrada no Américo, não é pessoa para arranjar a tv? É. Não se aplica a segunda lição. E a terceira? Qual é o exercício ilegítimo? Um convite ordinário? Não, nem será atentado ao pudor, e mesmo que haja esse receio, ela nunca menciona polícia. Pretende-se produzir um cedência? Não, porque, quando há amor, o que Américo pretende, obterá em breve. O meios são muito obvios e mesmo tradicionais.
Não há chantagem.

Leitores, pensem no seguinte: Quando dois querem o mesmo, não obstante episódios rocambulescos, o que quer que se diga, o que quer que se faça são tudo palhinhas numa explanada de verão: é para deitar fora, porque já foram usadas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental