Friday, March 24, 2006

A Tradição Coimbrã

Finalmente, no nosso rectângulo, á beira-mar plantado, vemos acção, movimento, enfim, protesto.
Os colegas de Coimbra trataram de se mexer.
É louvável a acção estudantil. Trata-se de uma matéria delicada, sendo que é inacreditável a inércia alfacinha, a que se assiste. Tratados como elementos acessórios na vida académica, os alunos têm um papel basilar na faculdade: é essa a sua ratio essendi.
Há tempos aludi á revolta Francesa, nas ruas da cidade luz. Hic, Portugal, revolta temos.
É mais que óbvio que há um classe esquecida que se quer fazer ouvir, uma classe detentora de conhecimento que não está a ser tida nem achada num processo esclavagista e estandartizador do ensino.
Se na Gália a luta contra os Romanos do trabalho é séria, aqui não menos é grave o processo Italiano que nos trouxe um belo esparguete.
Não chegará, decerto, fechar faculdades, mas é um começo, é mostrar atitude, contra a apatia.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

(segunda tentativa)

Uma frase que usas compele-me a comentar com vigor:

1)Bolonha é mau, concordo plenamente. Para além de representar um rude golpe na excelente preparação dos juristas que tem caracterizado a nossa faculdade, é mais um dádiva de soberania.

2)Agora, não consigo aceitar que digas "fechar faculdades é um começo"!!! Quem vos dá a legitimidade para fazerem tal coisa? Como podem vocês impôr os vossos "direitos" aos Direitos dos outros? Sim.. grandes (h)omens esses os que fecham faculdades a cadeado proferindo aos que optam por estudar frases como "não entras que aqui quem manda somos nós" ou "se não estás com os estudantes estás com os professores".. Tanta energia, tanto vigor.. mal empregue. Nunca Paulo Otero, feito palhaço por esses senhores, esteve tão certo como ao afirmar que a democracia irá cair por dentro. Eu vejo naqueles que abusam dos direitos conquistados ao longo da História com muito sangue os coveiros dessa democracia, os primeiros a afastar o sistema e a fazer justiça por suas próprias mãos.

3)Num dos grandes filmes da saga Star Wars alguém diz "e assim abdicam eles da sua liberdade.. com um grande aplauso". Isto para dizer que as pequenas acções de hoje ditarão o futuro de amanha: se essas acções passam por fechar faculdades a cadeado qual será esse futuro? Já lá diziam.. a violência gera mais violência!

Cumprimentos democráticos à gerência e parabéns pelo seu estrondoso 14 a Dto Constitucional II - um produto da nossa excelente faculdade ;)

12:53 PM  

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental