Saturday, February 11, 2006

Conceito de Liberdade

Para dar uma ideia de "doutismo", podia começar a minha dissertação sobre o tema supra escrito, com uma "humilde" abordagem histórica, talvez referir o nascimento latino da palavra, mas não, não irei por aí.
Tudo porque o que me interessa saber é muito simples: há algum conceito para liberdade? Há alguma definição chave? Há muitos sinónimos?
Começando pelo fim, poder-se-ia dizer que liberdade é poder, mas será? Não parece. Poder é acção, poder é decisão. Só haverá liberdade em agir? Não, podemos ser livres em não fazer nada, em ficarmos passivos. Com o Poder, ainda que seja possível ficar parado, estamos habilitados por uma acção que fizemos no passado.
Será que liberdade é laissez faire? Sabemos que é liberalismo, isso sabemos. Mas se somos livres de agir, e podemos fazê-lo, não estaremos a ir contra a lógica do laissez faire?
Pelos vistos, não há sinónimos.
Quanto a definição...Há? Por esta altura, acabo de perguntar num chat da especialidade se algum filósofo avançou para uma definição de liberdade...Não recebo respostas.
De facto, não é nossa conhecida nenhuma definição.
Conclusão: Estamos perante um verdadeiro conceito indeterminado. Não sabemos transmitir o conteúdo. Não é pacífico dizer que é isto ou aquilo. É um aspecto branco nas nossas vidas.
Ainda assim, muito se fala dela. Recentemente, relativamente aos cartoons dinamarqueses, a dita liberdade de expressão. O termo, sobre o qual se fala, é também associado a direito positivado: o Direito à Liberdade, reflectido em muitos aspectos.
Mas se um filho meu chegasse perto de mim e me perguntasse o que era a liberdade, temo bem que lhe dissesse que era a capacidade que ela teria de se dirigir a mim e ter razão em fazê-lo. Teria de lhe dizer que é uma barreira que impede que se viole o próximo.
Por fim, diria que se podia resumir tudo numa frase: liberade é a capacidade a agir e ficar impávido, é querer e não fazer, é fazer sem querer.


Nota: Voltei aos motivos que deram nome ao blog: São umas orgulhosas 2:13 da manhã, e acabei a escrita deste amontoado (sem qualidade) de letras.
Este post vem numa linha de raciocinio iniciada pelo colega António, grande pensador. Será que algum dia se poderá afirmar que o conceito dogmático de liberdade existe?

2 Comments:

Blogger Guilherme Anderson Sturm said...

bah, não sou nenhum pensador, na verdade curso ciências contábeis, e estou desenvolvento um sucinto e simplório estudo sobre esse tema: liberdade. Quando o professor de filosofia me passou este tema, achei que seria fácil, mas a medida que vou absorvendo conhecimento aqui e ali... descobri o quão fantástico é essa temática.

E concordo plenamente com sua linha de pensamento... temos neste, mais um "conceito sem conceito" hehehehe

abraço

5:43 AM  
Anonymous Anonymous said...

Liberdade é simplesmente..
liberdade é quando um ser tem poder por si próprio, e fas o que bem quiser mas sem atrapalhar nem interferir na liberdade dos outros...
respondeu a sua pergunta??
se não entra no site www.leetiih.flogme.com daí eu respondo as suas outras perguntas!!! a e eu tenho só 11 aninhos!!! bay

7:03 AM  

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental