Monday, January 09, 2006

A Troca que é Característica

Era dia de praxes.
Quem frequenta o mundo académico (e mesmo quem não o frequenta) sabe o que é e o que representa esse dia.
Trata-se de algo tão raro como um eclipse lunar e tão útil como uma viola num enterro.
Voltando ao assunto, estava em plenas praxes do curso de Direito. O veteranos "morcegos" anunciavam aos quatro ventos: "Caloiro não tem personalidade jurídica".
Aqui reside uma troca que insisti como sendo verdade, até há bem pouco tempo.
O que é "personalidade jurídica"?
Em princípio atribuí um significado muito peculiar. Explico porquê.
Era comum, nas praxes, perguntarem algumas coisas relacionadas com a ciência do Direito, ou então algo mais pontual, algo mais específico, como quantos artigos teria a CRP.
A verdade é que o caloiro pouco ou nada sabe disto. O resultado era a queda e o erro. Ninguém sabia. Com o avançar do tempo, perguntavam coisas "mais práticas", como se sabiamos o que valia mais, entre o código civil e a CRP. O resultado era o mesmo, sempre o mesmo. Ninguém sabia.
Este que agora vos escreve, com a algazarra, misturas, complicações de um dia de praxes, chegou a uma conclusão: Alguém que não responde a estas questões não tem personalidade jurídica.
Quem sabe o que é personalidade jurídica agora deve rir-se. Não censuro, se me contassem o mesmo que, agora, divulgo, faria o mesmo.
Há dias, este pensamento era recorrente, mas nele meditei.
A vida na academia em que invisto no meu capital humano mostra-me, neste momento, que há algo a completar o jurista. Longe da verdadeira concepção de "personalidade jurídica", mas perto do que eu a idealizava, só é realmente um grande aluno quem detiver uma especial sensibilidade, uma esperteza ocasional e uma astúcia desmesurada . É grande aluno quem possui a força de perceber um caso prático.
A isto eu chamo de intuição jurídica.
Nem todos nascem com ela, por vezes, nem os professores a têm. Mas reside nos detentores desta caracteristica uma capacidade admirável de se superar e fazer sempre melhor, por vezes com menor trabalho e esforço.
Como eu os invejo...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental