Monday, December 12, 2005

Comentário ao Comentador

Ao seguir, como sigo, e ao ouvir, como, de facto, ouvi, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa a atribuir classificações aos candidatos à Presidência da República, fui assaltado por toda uma panóplia de sentimentos, todos eles diferentes.
Primeiro que tudo, a fase da negação. "Não pode ser", pensava eu. Mas era...e de que maneira.
Terá esta insigne figura autoridade para atribuir notas a alguém que não seja seu aluno? Qual foi a intenção do Sr.Professor? Não parece justo em democracia passar o que se passou. Decerto que os candidatos poder-se-ão defender. É certo que eu e o leitor temos em nossa posse conhecimentos e sabedoria para entender o objectivo daquela acção. Mas o que pensará o comum cidadão? A ideia é reforçar a candidatura de Cavaco e (in)directamente lhe dar força. O problema é que o "Zé" não sabe isso. Ouve e pensa que está perante um dogma, que está perante uma só solução: votar na excelência. Quem diz que há excelência? o Senhor Professor.
Não se pense que ataco apenas o excelso académico, longe disso.
O mal é mais abrangente.
Se, ao domingo, temos a doutrina (pseudo) Social Democrata, melhor sorte não chega aos restantes dias da semana. Segunda "entra em nossas casas" o pretorianismo de Vitorino. O mal é que não falo do cantor Alentejano. Se tinhamos, um dia antes a defesa da donzela PSD, assegura-se, à segunda-feira, a honra do PS.
Não se acaba aqui. Há a "Quadratura do Círculo, debates sem fim na RTP N, o frente-a-frente na Sic Noticias.
Tudo culmina numa lavagem cerebral. Não há estimulo a pensar. O ordinário cidadão habitua-se, num processo progressivo, a ouvir e calar.
Como disse alguém: "Vocês deviam parar de ler as glosas das glosas e consultarem as verdadeiras fontes".

2 Comments:

Blogger Jean Herbert said...

Com enorme felicidade descobri o teu blog, não pretendo ser mais um entre tantos a elogiar a forma capaz com que escreves e o teu jeito tão critico subjacente em todos os textos que tive a oportunidade de lêr. Admiro muito a tua capacidade de escrita e a tua inteligência, mas admiro muito mais a tua pessoa, um verdadeiro Senhor, com uma tranquilidade e cordialidade únicos. Espero e acredito que daqui a uns anitos, virás a ser um dos nomes sonantes na FDL e no seu exterior. É um privilégio lêr o que escreves e a forma única como vives a actualidade e os problemas dela em si. Parabéns

12:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

Simplesmente adorável! Digo-te já que vais para a minha lista de favoritos!!!
Tenho imensa pena de ter ido a essa aula, mas estive na conversa aberta com o candidato Vieira e digo, se a aula do sr. prof. Marcelo Rebelo de Sousa foi assim, os discursos do candidato Vieira estiveram também eles ao rubro... Já agora se puderes por por aí as notas que ele deu aos candidatos, isso seria de valor...

Tenho dito...

JOkas e fica bem...

ps: escreves de uma forma apaixonante e sucolenta, admiro-te pelo teu talento, desprezo-te por escreveres tão bem... :P

pps: só merecem ser desprezados os verdadeiros valores :P

ppps: fora de brincadeiras, não te desprezo e escreves muito bem mesmo...

11:47 AM  

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental