Thursday, April 28, 2005

O Esticão

Leitores da minha idade e até mais novos, passa quase um ano desde que abri o blog, e há um tema, que até suscitei muito, nesses primeiros tempos, que é a questão dos exames.
Tudo isto me volta á memória por 2 motivos: O facto de eles se estarem aí á porta e por estar na moda dizer-se mal do ensino em Portugal.
Quanto ao primeiro destes temas, nada a dizer. Há uma realidade implantada. Têm de ser feitos, são importantes. Sou contra eles desde a primeira hora, mas a vida é isso mesmo.
O que me trás aqui, hoje, é o tomar de consciência da medida tomada do novo governo, de aumentar o número de horas do ensino básico.
Acho errado.
Tenho os meus motivos. Estudo, ando na faculdade, já percorri os anteriores niveis de ensino, e se há uma coisa que acho é que não se atinge o sucesso por se terem mais aulas. Há, isso sim, um factor indispensável: o estudo. O estudo em casa, na biblioteca, ou em qualquer outro sitio. Hoje em dia, as crianças chegam a ter 13 e 14 disciplinas...Para quê?
A chave do problema não reside aí.
Aumentar o número de horas apenas se trata de uma cedência ao lobby dos pais, que precisam de ver as suas crianças num sitio de confiança, enquanto trabalham.
Daí parte o erro, tem que haver mais tempo fora da escola. Os grandes alunos que conheço saõ-o porque dedicam largos periodos do tempo livre ao estudo em casa.
Se houvesse aulas apenas de manhã, ou de tarde, o aluno chegava a casa, estudaria, proque disso dependeria o seu sucesso, e teria resultados.
Agora, que vontade tem um aluno, depois de um dia inteiro de aulas, estudar?
Eu lá me arranjava, mas era errado. Eu gosto de estudar, mas há quem não goste. Como se resolvem os problemas desses alunos?
Diminua-se a carga horaria.
A matemática, essa, tem outro problema: os que a ensinam.
Neste particular, é mais dificil de resolver o problema: tudo parte de más explicações. Quem não sabe, não faz. Resultado: insucesso.
Sou jovem, mas tenho esta opinião.
Tudo se resolve, basta lembrar-mo-nos que já fomos crianças.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ola Duarte. Bem tu tens esta opinião e penso que muitos partilhamos da mesma opinião que tu partilha, até porque como referiste e bem, no caso do insucesso a matemática parte, em muitos casos, dos professores e não dos alunos. Pois é, caso alguém não saiba existem muitos professores de matemática que no seu tempo de escola nem uma conta sabia resolver. Como querem eles que os alunos o saibam se o erro parte deles próprios. Ainda temos os casos dos professores que resolvem um determinado exercício de uma determinada maneira e se o aluno lhe colocar uma duvida ou resolver de outra forma e tenha xegado ao mesmo resultados eles "dão o nó". Aqui está a realidade da educação em Portugal, são estes os profissionais que nos são apresentados para nos esinar a nós e mais tarde os nossos filhos, até mesmo os nosso netos. Bem fico por aki e aqui tens o meu voto em como concordo ctg. Jinhos para todos.

6:36 AM  

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental