Saturday, April 23, 2005

Perigoso?

Falo, hoje, de cinema.
Estreou um filme que , pela sua controvérsia, não sei se merece os meus aplausos, pela originalidade, ou se merece o meu mais profundo lamento, por retratar quem retrata.
Trata-se do Filme "A Queda - Hitler e o Fim do III Reich.
Não pretendo ser conservador, não quero ser um opressor. Sei que a história tem que ser conhecida, alias, neste particular ponto, é necessário que todos saibam o que foi o Nazismo e que saibam como nasceu.
O problema é outro.
Terá, este filme, relevância histórica? Será um marco documental para o conhecimento da vida de Hitler?
A meu ver, não.
O que se está a fazer com este filme é uma tentativa de resuscitar um idolo errado. Está-se a lembrar quem não merece ser lembrado.
Veja-se, não valeria a pena eu manifestar-me se apenas de um documentário se tratasse. O busilis da questão é outro: Isto não é um documentário. Uma coisa é estarmos a olhar para a tv e, por trás do discurso, ouvirmos uma voz que relata algo, que documenta algo. Outra, completamente diferente, é ouvirmos o próprio Hitler, ou antes um actor na pele deste, e sentirmos a mensagem.
Outra questão: ainda é vendido o famoso livro "Mein Kampf"? Porquê? Alguém sabe? Eu dou uma pista: se na altura serviu para levar um ditador ao poder, hoje seria um instrumento que traria ideias infelizes, poderia influenciar jovens menos atentos e traria a todos a memória de terriveis acontecimentos.
Não quero que não se veja o filme, apenas quero que se perceba o quão perigoso é. A prova provada são os problemas na alemanha, onde jovens já forão presos por fazerem, nos cinema, a saudação nazi e aplaudirem o discurso Hitleriano.
Aspecto legal: a constituição não proibirá manifestações deste género, sobre o tema que é?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental