Wednesday, April 20, 2005

A Aposta na continuidade

Tocam sinos! Habemus Papam, viva!
Se há coisa de que não posso acusar a igreja é de ser incoerente. Não é mesmo.
Quer provas? Ecce Papa! Este Papa é a melhor prova de que pouco muda, alias, como se quer.
Sou ateu, não tenho crenças de especie alguma (ok, acredito no Sporting), logo não me vou alongar sobre este aspecto, mas é incrível a escolha deste novo Sumo Pontifice.
Joseph Ratzinger de nome, tem 78 e é tudo o que uma beata pode desejar: velho, caquético, conservador e inteligente. Alias, inteligente ao ponto de conseguir votos dos mais improváveis cardeais.
Facto é que, este reitor da congregação para a doutrina na fé (ex-santo oficio), tem a igreja a seus pés.
Resta-me apenas dizer uma singela frase: é pena.
Mudamos de século, mudamos de costumes, mudamos de tudo, mas a igreja continua na mesma.
Aos partidários da não-mudança, apenas pergunto: se não é assim tão importante avançar, porque é que não se continuam a processar os tribunais e penas da inquisição? Afinal, a evolução não é assim tão negativa...e os bens materiais? Para que precisa um lider espiritual de bens, quando o seu assunto é isso mesmo: espirito?
As pessoas começam a ver, começam a reparar, a igreja vai caindo, a pouco e pouco.
Um dia...Finito.
Acho que ontem se deu um passo importante nesse sentido. Ao ser escolhido este cardeal, vamos voltar ao passado. Não ao contraceptivo, não ao aborto, não a isto, não aquilo, naõ, não não...
Acho curioso.
Penso que é um momento que a igreja desperdiçou para se aproximar dos fieis, estar mais perto deles...nao, é o afastamente.
Estou contente, a religião está ao rubro.
É por estas e por outras que cada vez mais há ateus, descrentes, agnosticos, anti-cristos, qualquer coisa que seja a antitese desta miséria.
A igreja não é isto, isto é um organização com fins lucrativos.

2 Comments:

Blogger Inês said...

Pois, bens materiais e tal... é incrivel a quantidade de gente hipócrita no mundo (oh.. tanta gente católica a sair das igrejas e a desprezar quem mendiga à porta, mas decerto deram a esmolinha à paróquia). Tomara que seja o fim mesmo. A Igreja já não serve de exemplo moral, já não serve os tais princípios cristãos.

6:59 AM  
Blogger João Vasco said...

A propósito: espreitem o Diário Ateísta!

9:05 PM  

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental