Tuesday, October 03, 2006

Pós-Prós e Contras

Já é usual assistir, quanto mais não seja a cinco minutos, do programa apresentado por Fátima Campos Ferreira.
Neste caso específico, em vez de ter escrito "programa apresentado por Fátima Campos Ferreira", dar-me-ia bem mais alento ter escrito, apenas, Prós e Contras.
Como se vê, não o fiz.
Como tudo, há uma razão: o talento e esforço emprestados pela apresentadora eram notáveis, até certo ponto, agora, um ponto sem retorno. Começa a ser impossível a parcialidade com que trata os convidados, a forma mais cordial com que se dirige a uns, e menos cordial a outros, a forma mais violenta de colocar questões que varia conforme o destinatário. Fê-lo no programa em que convidou a Ministra da Educação, fê-lo quando convidou o Major e fê-lo ontem à noite.
Não é que a Fátima esteja impedida de acreditar no que quiser. Não é que tenha de ser totalmente apartidária, como as forças armadas, nem muda. O que se exige é que lide com os temas, como vinha fazendo, de forma virgem, ou seja, como se tudo fosse discutido pela primeira vez, num claro sentido de fazer passar a mensagem ao menos atento dos telespectadores. Tem de perceber que Carvalho da Silva e Pais Antunes, apesar de diferentes, sobretudo nos interesses, são ambos convidados e acreditam ambos que o que defendem é o melhor para o país. Tem de tratar o Major como trata o Secretário de Estado para o Desporto. Não é sossegá-lo durante o programa e depois pedir-lhe desculpas, no final e ouvir "quanto mais me bates, mais gosto de ti".
Não que esteja em causa o talento da jornalista citada, que é bem elevado. Trata-se de promover uma maior dignificação de um espaço televisivo que é cada vez mais uma referência, para políticos e populares, povo e burguesia, economistas e humanistas.

4 Comments:

Blogger Flecha Ruiz said...

This comment has been removed by a blog administrator.

3:59 AM  
Blogger Flecha Ruiz said...

O guru da imparcialidade e das opiniões fora de tempo é a Sr. Manuela Moura Guedes...essa sim era de dar estalos!
Agora, muito lentamente, lá vou conseguindo ver o telejornal da TVI...tem é que ser a poucos e poucos e 2 a 3 minutos por dia...nos intervalos do da RTP, 2:,SIC, SIC Noticias e Jay Leno.

Fátima Campos Ferreira é alguém que já detém uma bagagem bastante considerável, tem historial, tem obra..talvez isso lhe tenha subido um pouco à cabeça e agora queira mostrar que não está ali apenas para moderar mas que também tem uma palavra a dizer.
Especulo eu

4:01 AM  
Blogger epb said...

Sinceramente acho que a forma como ela se prepara para os programas é notável. sempre muito bem informada sobre tudo pa n dar "calinadas" como muitos por aí.
Mas de facto acho que ela está sempre um pouco inclinada para o lado dos contras...
Mas não deixa de ser um grande programa.

8:58 AM  
Blogger Dr_Tonic said...

Finalmente, ouço alguém dizer algo que também já me perturbava há uns tempitos, e, digamos, já me estava a causar urticária! Não está em causa o profissionalismo da shôra dona Fátima, mas já era tempo de alguém lhe dar um pequeno pontapézito entre a zona póstero-inferior do tronco e a póstero-superior das coxas... tudo na amizade, pois está claro...

4:44 PM  

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental