Wednesday, April 12, 2006

Quando a Direita é Sinistra

A questão Italiana é curiosa.
Como latinos que somos, e sabendo a história dos prévios governos Italianos, não se torna dificil assistir a esta guerrilha política. Estranho seria se isto se passasse em Inglaterra, ou em algum país Nórdico.
Todavia, há um aspectozinho, mesmo muito pequenininho, minorquinha mesmo que me compele a expressar, neste espaço, um nojo peculiar.
Haveria este escarceu todo se fosse o Silvio a ganhar? Se Prodi fosse o derrotado, pediria ele a recontagem dos votos? Tornar-se-ia ele um "agarrado ao poder"?
Não, como é supra de obvio.
Só há uma coisa certa, neste momento eleitoral italiano: a peninsula está partida ao meio e qualquer vitória terá de ser rés-vés campo de ourique.
Notoriamente, depois de uma campanha miserável, deselegante, reles mesmo, na hora da verdade soube-se qual dos dois candidatos era o pior.
Nem quero pensar do que seria de Berlusconi sem as suas tv's, e todo o poder mediatico de que dispõe.
O acontecimento só nos trás a seguinte conclusão: a esquerda cresce e faz tremer a Direita corporativista instalada. França, Portugal, Itália, Espanha, Inglaterra (esta mantendo o P.T, evitando-se a subida dos conservadores) são apenas alguns casos. A Direita está, aos poucos, a ser derrubada, cai e cai. Porquê?
Porque quem desempenha socialmente bem as suas funções não merece castigo.
Lamentavelmente, só nos EUA se verifica o status quo. Mas, vendo bem, que hipotese há, para mudança? Republicanos e Liberais...? Direita e Extrema...

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não é bem assim. A Direita não está tao "em baixo" como dizes:

1) Em Espanha apenas nas últimas eleições os "populares" foram destronados.

2) Em França o Le Pen, partido de extrema direita, teve projecções alarmantes nas últimas eleições - e os franceses já demonstraram ser bons colaboradores de direita.

3) Em Itália a vitória de Prodi sabe a amargo e ele que se prepare para uma legislatura extremamente complicada - a coligação de esquerda parece uma manta de retalhos e temo que se comecem a descoser.

4) Na Inglaterra os conservadores vão ganhando terreno com as asneiras do Blair. A Inglaterra É um país de Direita, de burgueses abastados e apegados ao império.

5) Quem não se lembra da vitória do Partido da Liberdade na Aústria ainda há pouco? 40% da população escolheu a extrema direita, livremente, e essa escolha só foi contrariada pela comunidade europeia.

7:29 AM  
Blogger Лев Давидович said...

Queira vossa excelência saber que os populares são em Espanha os Populares de cá...PP diz-lhe alguma coisa?
O Le Pen Cresceu mas não ganhou, o Blair tremeu mas ficou, o Prodi vê dificuldades mas lá está...Afinal de contas não disseste nada de novo

10:42 AM  
Blogger Bidoso said...

Gostei do jogo de palavras do titulo.

5:15 PM  
Anonymous Anonymous said...

é engraçado de se ver que a esquerda em itália é que é a "sinistra" (se formos pela fonética). apenas esta curiosidade, tendo a ver c o titulo do post.
peço imensa desculpa pelo atraso no comentário, mas férias são férias!!!!

3:35 PM  

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental