Thursday, July 22, 2004

Dedicado a Prole Estudantil

Amanhã vou cumprir, salvo alguma coisa que me possa acontecer, o último exame do 12º ano. A disciplina é a de Alemão e os meu votos vão ao encontro de um desejo recente: que o exame seja, realmente de nivel 3, e tenha vocabulário aceitável. Seja como for, boa sorte aos desafortunados que fizeram a 1ª fase e terão, assim como eu, de ir repetir a dose, de tão boa que estava.
Mas o titulo do post é o que trás aqui hoje. É que considero que se estão a perder os laços que ligam, de alguma forma, os estudantes. A nivel nacional o que vejo é uma luta acessa entre alunos, pessoas da mesma classe, por um lugar ao sol. Não é que não entenda isso, mas a questão é outra: é repugnante. Numa altura em que o acesso ao ensino superior é cada vez mais uma miragem, os alunos em vez de se unirem e lutarem contra factores como são os numerus clausus para medicina, ou então o encerramento de diversos cursos, não. O aluno de hoje quer apenas uma média alta e se possível, quer que o parceiro tenha uma média baixa. Inqualificável. De uma vez por todas: a falta de médicos, há falta de enfermeiros, falta de profissionais competentes. Ora, se há falta de tudo isto, porquê medias tão altas?
Esta luta tem consequencias funestas. A amizade passa a ser mais uma palavra, que facilmente se confude com subserviencia, sendo só usada na altura em que há dependencias face a outros colegas. A luta necessária para fazer abrir os olhos e consciencializar aqueles que não partilham de informação necessária passa a não existir, estando os olhos virados para uma outra luta, a do lugar na faculdade.
Portanto, é altura de pensar no futuro. Não só a nivel pessoal, mas também a nivel geral. O nosso bem pode ser o bem de outro alguém.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental