Saturday, July 17, 2004

A diferença entre PREcurso e "PÓScurso"

Nem sei se a palavra póscurso existirá. Caso este curioso vocábulo não esteja no dicionário, dou o meu humilde contributo para a multiplicação dos membros dessa familia que é a língua portuguesa.
 
Vamos ao que interessa: Quando, há horas atrás, falava com um amigo meu, ficaram patentes as marcas que o tempo (não) deixa nas pessoas. Pensa o leitor: "mais uma deste maluco", mas calma! Eu explico.
O assunto da nossa conversa era, para variar, o resultado dos exames. Repare-se na história do rapaz:Brilhante aluno desde sempre, sei-o porque foi meu colega desde o 5º ano, aluno aplicado, consciente, estudioso, inteligente e trabalhador. Objectivo de sempre: Ser Médico. Compreende-se que um aluno que reune todos este predicados tem todas as possibilidades de se tornar um grande profissional da area médica. De facto, os indicadores mostravam um aluno exemplar: á entrada do 10º ano, onde se inicia uma viagem que só tem fim 3 anos depois, os resultados foram optimos,falo de boas noitas, de uma optima média. 11º ano, cenário identico. Passado o 12º ano, a média é de 18,6.  Basta uma boa passagem pelos exames e exame de medicina "lá vou eu". Fosse assim tão fácil. O fracasso, assim como a mim, tocou-lhe a porta. Desceu para 17.4. Moral da historia: Para que serviram 3 anos de empenhamento? Para que fins-de-semana sacrificados em nome de um objectivo? Porque não sair com amigos e ficar a estudar?
Só quero recordar um ditado popular, ou melhor, um dito popular: Só se lembram de Sta.Bárbara quando faz trovões. Estudantes deste país, se há obstáculo que vos impede de ascenderem á plataforma do sucesso, esse obstaculo são os exames nacionais. Lutem contra eles, imponham-se. Um deslize nessa prova de nervos pode custar-vos um ano da vossa vida. Manifestem-se enquanto há tempo e enquanto podem, senão um dia estão a escrever um blog de cariz duvidoso, a apelar a uma utopia e a pensar o que será o almoço amanhã.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental