Tuesday, December 05, 2006

Cinema em 2005

Houve menos espectadores a ir ao cinema, no ano de 2005. Os dados são do INE. Vejam-nos por aqui.
Há várias razões. Não cumpre aqui analisar o pormenor.
A meu ver, são 3 razões-chave que fizeram cair o número de espectadores.
-Preço;
-Internet;
-Assistência.
Os bilhetes são caros. Até demais. Uma bela tarde com amigos pode custar cerca de 10 euros. Obviamente, estou a incluir pipocas e bebida. Se não for assim, dos 5 euros não nos livramos. Essa quantia permite-me almoçar ou jantar duas vezes na cantina na faculdade. Estou a falar de duas refeições ao mesmo preço de um bilhete de cinema. Parece-me excessivo.
A possiblidade de "sacar" filmes é capital na descida. Cada caixa de 10 CD'S custa, em média, 5 euros. Com os limites de tráfego que os servidores disponiblizam, estou em crer que não competição possivel. Basta juntar a possibilidade de haver um leitor de DVD, que leia DivX, e um plasma, ou LCD. Cinema chez moi, há melhor?
Assistência. Deixou de ser possível ir ao cinema e ter paz, ao ver o filme. Isto passa-se, sobretudo, com as comédias. Normalmente, seriam filmes desse género que serviriam para arrecadar alguma receita. São consensuais, são ideais. Não se passa assim. Poderiam ter muito mais público. Mas há comportamentos que irritam o mais pacato cidadão, há atitudes que fazem sentir arrependimento por ter comprado bilhete. Não se passa, todavia, exclusivamente nas comédias. A última bela pérola que tive o privilégio de ouvir foi no "Perfume, História de um Assassino". Os que virem o filme, ou conhecerem o livro do Suskind, sabem do que falo. Na parte final, quando o personagem regressa à terra onde nasceu, terá um objectivo. A cavalheiro ao meu lado terá dito: "Vai abraçar a mãe". Caro leitor, a "mãe" morre no início do filme.
Não deixo de ir ao cinema, mas tenho presente que estes são três argumentos de peso para que a maioria desista de lá ir.

2 Comments:

Blogger Flecha Ruiz said...

Não esquecer que agora a produção é muito mais agressiva...enquanto ainda estou a planear um furinho para ir ver um filme que gosto já ele saiu para dar lugar a outro!

Esse bombardeamento causa também um excesso de filmes que suscitam o interesse, no entanto (em co-relação com o preço) ficaria caro ver todos os que se quer.

Além da Internet também agora os filmes demoram menos de 1 mês a sair para DVD (da forma legal)...por 5 euros, mas vale esperar e alugar

12:14 PM  
Blogger BeHappy said...

É verdade. Por acaso, hoje fui ao cinema quando, na hora de pagar, a sra diz: "5.20€ por favor".
Sim... o bilhete aumentou 20 cêntimos!
Qualquer dia aumenta para 50 cêntimos,0.75€, e depois para 6€, e por aí em diante...

1:54 PM  

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental