Tuesday, November 28, 2006

Socialismo em Forma Legal

Os compadres de um dos meus blogs de referência, o Blasfémias, têm lá uma coluna que diz aquilo que é o título deste post.
Eles acusam o Governo de exercer políticas que de Esquerda.
São os mais engraçados.
Pergunto eu o que é a Flexigurança. Socialismo em forma legal?
Dos economistas, poucos se mostram capazes de acreditar que o modelo sirva em Portugal. Dos Empresários, sabemos que vão esfregar as mãos. Dos trabalhadores...são a base da cadeia alimentar.
O Flexigurança é um esquema importado da Dinamarca, que consiste num pacote de medidas que flexibiliza o emprego ou despedimento, por parte do empregador. Têm contrapartidas: o trabalhador que optar por não ver o seu salário aumentar pode receber acções de formação que se traduzem na sua melhor esepcialização. Terá também, quem essa opção tomar, ver alongados os dias de férias. Quem está no desemprego pode ver o subsídio com um valor igual ao do seu salário anterior, criando-se, todavia, fortes incentivos ao re-ingresso no mercado de trabalho.
Mas isto é muito bonito. Como é que eu me fui pôr a escrever contra estas coisas? Como? Mas isto é perfeito!
Calma.
Terei escrito que facilita os despedimentos? Ah, escrevi!
No, mas bem lá no fundo, tudo é uma troca: troca-se a estabilidade no emprego, pela estabilidade no desemprego.
Mas o português não é Dinamarquês, nem Portugal fica no Norte da Europa.

1 Comments:

Blogger epb said...

Três notas:
- 1- pelo que percebi este é um regime que a UE quer implementar, e assim sendo, mais tarde ou mais cedo, vamos ter que levar com ele;
- 2- o efeito na Dinamarca não foi o da instabilidade no trabalho, isto porque lá eles têm sindicatos a sério, que além de serem extremamente respeitados pelo patronato, sabem dialogar com ele;
- 3-nós não somos uma Dinamarca, queriamos, mas não somos. e como não somos o nosso nível de formação é pior, o nosso trabalho menos remunerado. O salário médio deles é de 2.000,00€, e quando saem de um trabalho é relativamente fácil inserirem-se noutro.
Daqui concluímos que não podemos adaptar o inadaptável. uma lei dessas cá seria desvirtuada pelo patronato e só serviria para criar mais instabilidade no emprego e mais desigualdade. De certeza que os enhores do BLASFÉMIAS não devem estar muito tristes!

4:03 PM  

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental