Thursday, June 22, 2006

Pausa nas negociações

Acabo de me aperceber de algo incrível: o que são as avaliações senão um conjunto, ordenado, de negociações? Pense-se nisto:
Há partes, que são os alunos, por um lado, e os professores, por outro.
Ambos querem qualquer coisa: os alunos querem uma nota que os satisfaça, os professores podem conferi-la, mas mediante um esforço a realizar.
É tudo um exercício contratual. O professor pergunta ao aluno, sob a forma de exame, teste, pergunta oral, seja o que for, se ele quer ter vinte. Ao aluno nada mais agradaria, mas tudo vai depender do conteúdo da resposta. Se a resposta for boa, pode ser que lá chegue. Mas, na grande maioria das vezes, o aluno nunca consegue o que queria inicialmente. Então, negoceia mais um bocado. Não tinha como cumprir a prestação para com o professor, de modo a que este lhe atribuisse o 20. Segue a parada para 19. Para 18. Para 17. Por aí em diante.
Em última análise, o melhor que o aluno conseguiu fazer foi regatear um dez a preço de saldo, com alguém que já tinha melhores coisas para fazer e outros negócios para fechar.
Há tudo: desde escambos, obrigações de dare, de facere, até de pati. Não é relevante a justiça. o que importa é cumprir.
Posto isto, acabou a Ronda do Uruguay. A de Doha está na calha. Doha a quem doer.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

tas mesmo a precisar de férias! ai tás tás!!!!

6:03 AM  
Blogger Лев Давидович said...

Loooool
Mas por acaso, acertaste em cheio.

6:25 AM  
Anonymous Anonymous said...

Boa Sorte para os exames. Também já passei por essa angustia, mas devo dizer que o conteúdo do Blog me dá a ver que não á razão para medos....

Força nisso Lev

2:10 AM  
Blogger nunocavaco said...

Boa sorte então e que corra tudo bem inclusivé as férias.

3:48 PM  

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental