Monday, May 23, 2005

Foi como teve de ser

O SLB sagrou-se campeão.
Não dou esta noticia rejubilando no meu âmago, mas acho que devo chamar a razão a algumas cabeças menos iluminadas, nomeadamente, a alguns fans de outras equipas, para a verdade desportiva do que que se passou esta época.
Vamos começar:
- FCP.
Se o titulo caisse para as bandas nortenhas, a justiça tinha sido enterrada. Se se acusa o benfica de não ter fio de jogo, então o Porto não seria sequer equipa de Futebol. Milhares gastos, entreposto de jogadores, este não foi o ano de uma instituição que, para além de ter dado muito ao futebol nacional, foi um exemplo Europeu de gestão e boas exibições.
- SCP.
É este o meu clube. Porém digo-o com vergonha. Á frente do clube há alguém que há muito deveria ter-se dedicado a qualquer coisa diferente. O Dr.Dias da Cunha, para além do seu aspecto e postura que servem de escarnio a todos os adversários, toma decisões e trabalha de forma errada, de forma ultrapassada. A meu ver, é um esbanjador da herança Rouquete.
A par dele, chega o treinador. Será da juventude? Será da inexperiência? Certo é que falhou, redondamente, em tudo, tudinho.
Que moral terá um adepto do SCP, como eu, de dizer que se pratica o melhor futebol nas bandas de Alvalade e depois concretizar que não se ganhou nada? Que bom futebol é este que não dá trofeus, não dá nada?
Por fim, os meus parabéns ás equipas pequenas. Por elas se nivelou o campeonato, o que faz concluir que se nivelou por baixo. Parabéns especiais ao Braga. Exemplo de bom futebol, talvez o melhor deste ano, e desportivismo.
Tudo foi justo: Desde o campeão, passando pelos qualificados para provas europeias acabando nas descidas, que castigam quem pior jogou.
Quem invocar falta de verdade desportiva cairá numa falácia incrível:
- Quem argumentar em erros de arbitragem, perceberá, depois de analisar os lances, que todos foram prejudicados, a seu tempo todos foram beneficiados, a certa altura. É fazer bem as contas.
- Quem se justifica com a questão "melhor futebol" verá que nenhum dos 3 grandes teve momentos de génio. Aqui, talvez haja injustiça: O Braga foi o campeão do bom futebol.
- Quem disser que o seu clube é o melhor e só por isso devia ganhar, vá ao médico, que com uns medicamentos isso passa.
Aproveito para realçar que Portugal anda com azar.
Veja-se os Laureus, os oscares do desporto. Surpresa: A Grécia ganhou o prémio de melhor equipa ao Porto.
Pergunto eu: Alguém percebe alguma coisa de futebol? Sabem apreciar? Que raio de equipa ganha este galardão passando todo um Europeu a jogar á defesa, sem fio de jogo e objectividade?
Veja-se o Festival da canção...Nem pretendo alongar-me no comentário. Simplesmente vergonhoso. A letra não tinha nexo, os interpretes eram inexperientes, convencidos e arrogantes e a música era um "Deus me livre" completo. Mereceram o fracasso. Se tivesse havido uma selecção aberta ao público, jamais passariamos a vergonha que foi ouvir aquele "mamarracho"
musical na Ucrânia.
O País anda por baixo.
Talvez não, pensando bem.
O defice tá em 7%. É alto, não é?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental