Friday, May 20, 2005

Egoismos

Ao pensar em egoismos, a ideia que nos vem, de imediato, á cabeça, é a de não partilha de tudo o que seja bem material. Confundimos com avareza, com inveja. É no fundo não querer partilhar coisa alguma.
Eu acho que vai muito mais além, vai mais fundo. A questão, portanto, não se esgota, de maneira alguma, por aqui.
Na vida vivida, que vai muito além dos bens materiais, somos, frequentemente, confrontados com um egoismo "imaterial", e muitas vezes nem damos conta disso.
Atitudes, comportamente, vivências e modos de vida são, por vezes, muitas vezes, desrespeitados, ignorados e até gozados. As pessoas criam relações aziagas entre si. Fogem ao consenso, criticam-se...
O maior egoismo é este, não partilhar com os outros a paciência que temos conosco. É não tolerar qualquer "particularidade " que outrem tenha, em detrimento da nossa, demolidora vontade de querermos mudar e formar um mundo á nossa imagem e semelhança.
Todos querem ser Deus, todos querem criar.
A vida ensina que jamais assim será.
Independentemente de tudo o que queiramos, de tudo o que sonhemos, jamais, jamais, será feita a nossa vontade.
Ainda bem.
O ser-humano merece o mal que sofre, merece ser castigado pelo erro que comete. Merece.
Já não importa o auxilio, importa cilindrar quem aparece á nossa frente. Já não importa o respeito, importa o dinheiro que temos no bolso. Já não há amizade...
A amizade morreu...
Sim!
Somos egoistas, não-tolerantes e desrespeitamos o próximo.
A humanidade não merece segundas oportunidades. Merece o fim.
Numa perspectiva cósmica, ninguém no universo será tão mau e ruim.
O respeito morreu...
Tudo morreu...
Fica a materia, que é o que menos importa, é o que menos dignifica as qualidade humanas.
Pela minha parte, qualquer assassino comunga como qualquer beato ou beata.
Qualquer individuo merece a ira...
Até eu.
Que se paguem os erros.
Talvez seja a unica maneira de se progredir.
Bem, sendo um post grandito, pode ser que ninguém leia.
Hoje, desiludo-me.
Não passamos de seres cor de pele.
Qualidades? Viste-as...

1 Comments:

Blogger Inês said...

wow... achei que devia passar por aqui e dizer-te que este foi um dos teus posts que mais gostei. também me revejo nessa desilusão quanto ao Homem. mas já me revi mais... não sei.
tenho ganho muito (e suponho que todos têm), seja lá o que isso for, com a partilha de que falas. quando entram pessoas novas na minha vida parece que passo ao próximo nível. lá está, o ser humano é um animal que não pode crescer isolado.
** ** * **
p.s.: que é isso de todos quererem ser Deus? quem é Deus?? =P mas tens razão. parabéns

11:12 AM  

Post a Comment

<< Home

Gente sem Amor à Sanidade Mental